sexta-feira, 23 de maio de 2025 3ug3r

EDUCAÇÃO 6z3d3q

                                           3k735h

Curso de Comunicação e Publicidade da ESPM está com inscrições abertas para vestibular de meio do ano 

Instituição também oferece o ESPM Experience, voltado para estudantes do terceiro ano do Ensino Médio

São Paulo, 21 de maio 2025 – A ESPM, escola de referência, autoridade em Marketing e Inovação voltada para negócios, está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de Comunicação e Publicidade para o segundo semestre de 2025. Os candidatos podem optar por estudar nos campi de São Paulo ou Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas até o dia 10 de junho pelo site da instituição.

Em formato híbrido, a seleção segue o perfil das dinâmicas de mercado e combina entrevistas online dos candidatos, com realização da prova presencial nos campi de São Paulo e Rio de Janeiro.  As entrevistas online terminam em 10 de junho e o exame presencial acontece em 15 de junho, das 10h às 15h (horário de Brasília). Os portões fecham às 9h45 e a divulgação do resultado será em 23 de junho, às 16h.  

As entrevistas individuais, conduzidas pela ESPM, abordarão o tema “Proatividade e Mentalidade Empreendedora”. Cada entrevista terá duração de até 30 minutos e corresponderá a 25% da nota final, complementada por uma redação (25%) e uma prova objetiva (50%).

Pelo segundo ano consecutivo, a instituição oferece o processo ESPM Experience, voltado exclusivamente para alunos do terceiro ano do ensino médio que concluirão o currículo no final de 2025. O processo é dividido em duas etapas: na primeira, o candidato realiza o processo seletivo e, se aprovado, pode fazer a pré-matrícula para ingresso em 2026.1. Na segunda fase, deve apresentar o histórico escolar do terceiro ano com desempenho acadêmico satisfatório, de acordo com o estabelecido em Edital. 

A preocupação em garantir uma vaga no ensino superior é comum entre estudantes do ensino médio. Na ESPM, cerca de 25% dos candidatos em processos seletivos de meio de ano são treineiros. 

Enem e Processos internacionais 

Além do vestibular tradicional, a ESPM oferece a possibilidade de ingresso com a nota do Enem (independentemente do ano de realização da prova), e por meio de processos internacionais como Abitur, AP, BAC, IB, Mizzou e SAT. Para esses formatos alternativos, as inscrições encerraram-se em 2 de junho. 

COLUNA ESPAÇO MOTOR 1c1u3x

JOÃO MENDES 

HAOJUE DL 160 É BONITA, EQUIPADA E TEM ÓTIMO PREÇO

O lançamento da semana foi em Jundiaí - SP na sede da Suzuki J Toledo, chegou a Houjue DL160. Uma moto “Crossover” muito bonita e bem equipada. Tem freio a disco na dianteira com ABS e na traseira também com ABS, motor de 162 cc, um cilindro, com injeção eletrônica e refrigerado a ar, o câmbio é de 5 marchas, o tanque de combustível é de 13L, 100% digital, entrada USB para manter dispositivos carregados, faróis em LED, duplo para-lamas na frente e atrás para melhor proteção principalmente em dias de chuva, pedaleiras de alumínio, cavalete central e muito mais. Andei nela e gostei da ciclística, de como ela para bem com os freios a disco e a posição de pilotagem também é muito boa. Apesar de ser uma moto com um motor de um cilindro e 162 cc, parece ser uma moto de cilindrada maior.

Produzida em Manaus tem um ótimo preço, R$21.470. As concessionárias Suzuki já estão recebendo essa moto para os interessados verem de perto e fazerem test drive. A Haojue, líder na indústria de motocicletas na China, mantém uma parceria sólida com a Suzuki Motor Corporation desde 1992 e se tornou uma gigante global, com mais de 17 mil lojas e um valor de mercado de mais de R$ 52 bilhões. Por isso, a Haojue é hoje sinônimo de excelência e inovação, além de se destacar por fabricar quase todos os componentes de suas motos, garantindo qualidade superior e reduzindo custos. No Brasil, a marca é representada desde 2017 pelo grupo J.Toledo/JTZ Motos.

CITROËN BASSALT BATE RECORDE

A Citroën alcançou 1,9% de participação no mercado brasileiro no mês de abril e o resultado reforça a trajetória de crescimento da marca no país, impulsionado pelo sucesso do Citroën Basalt. O SUV Coupe mais ível do Brasil contabiliza 1.958 unidades vendidas em abril deste ano e, com isso, ocupa a 10ª posição no segmento B-SUV. No segmento B-SUV, que inclui os modelos Citroën Aircross e Citroën Basalt, a marca seguiu registrando crescimento, agora de 221% nas vendas nos primeiros quatro meses de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024, conquistando 4,5% de participação de mercado neste segmento. Já no segmento B-Hatch, o C3 vem demonstrando consistência ao longo dos primeiros meses do ano. O Citroën Basalt está disponível em três versões: Feel, Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200. Todas trazem um pacote de equipamentos de série altamente competitivo, além de características exclusivas para seu segmento, como duas opções de motorização (1.0 Firefly e Turbo 200), um porta-malas com capacidade de até 490 litros, central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, e seis alto-falantes.

DE OLHO NA BARRA 6w2i1o

                                 

Barra da Tijuca recebe primeira unidade da franquia NaBeauty e fortalece expansão da marca no Sudeste

Rede da empresária Natalia Martins aposta no mercado carioca com estética de alto padrão, operação enxuta e portfólio exclusivo de procedimentos naturais

A zona oeste do Rio de Janeiro ganha, no dia 28 de maio, a primeira unidade da NaBeauty, franquia criada por Natalia Martins, fundadora da marca Natalia Beauty. A nova clínica abre as portas na Avenida das Américas, nº 00500, Loja 112, na Barra da Tijuca, e marca a estreia da rede em um dos mercados mais promissores do Sudeste.

A unidade conta com mais de 71m² de área e três macas de atendimento, operando no formato NaBeauty Diamante, desenvolvido para maximizar rentabilidade com uma estrutura eficiente e personalizada. A inauguração oferece avaliações gratuitas, oportunidade para o público conhecer de perto os tratamentos e protocolos que consagraram a marca no cenário da estética avançada.

O modelo de negócios da NaBeauty exige investimento inicial a partir de 230 mil reais, com previsão de faturamento anual de até 1,8 milhão de reais e margem de lucro líquido entre 30% e 35%. O franqueado recebe e completo em treinamento técnico, consultoria de gestão, marketing estratégico e tecnologias de automação que garantem padronização e escalabilidade.

“A escolha pela Barra da Tijuca é estratégica. A região reúne sofisticação, perfil cosmopolita e um público que valoriza inovação, estética refinada e experiências exclusivas. Levamos à cidade um modelo sólido, validado e alinhado às tendências mais desejadas do mercado”, afirma Natalia Martins, que lidera uma das marcas de maior crescimento no setor de beleza e bem-estar no Brasil.

A unidade oferece uma ampla variedade de procedimentos voltados à estética natural, incluindo nanopigmentação labial e de sobrancelhas, design e alinhamento dos fios, extensão e lifting de cílios, delineado da linha dos cílios, super-hidratação labial, revitalização da pele, remoção de micropigmentação e tatuagens, camuflagem de manchas, cicatrizes e estrias, além de protocolos para estimular o crescimento de pelos em sobrancelhas, barba e cabelo, todos desenvolvidos com a técnica da marca e baseados em mais de 15 técnicas exclusivas.

“A proposta estética da NaBeauty combina minimalismo, sofisticação e realismo anatômico. Buscamos criar experiências que transcendam o ordinário, tornando cada visita única e memorável. Nosso compromisso é com o realismo, a inovação e a valorização da beleza individual”, destaca Natalia.

A marca avança com um plano de expansão que prevê a abertura de 20 unidades em 2025. Mais de 3 mil investidores já estão cadastrados no processo seletivo de franquias. A meta é atingir 500 clínicas em operação até 2030, consolidando a NaBeauty como uma das redes de estética mais promissoras do Brasil.

quinta-feira, 22 de maio de 2025 466u57

DESAFIOS A EMPREENDER w2ga

                               Jornalistas & Cia

Destaca para Patrícia Campos Mello, repórter especial da Folha de S.Paulo, está entre os vencedores do Reconhecimento à Excelência do Prêmio Gabo 2025, que valoriza e premia, a cada ano, o trabalho de um profissional ou veículo por sua trajetória e contribuição ao avanço do jornalismo. A premiação também foi concedida à jornalista argentina Laura Zommer e ao portal de notícias venezuelano Armando.info. É a primeira vez que o conselho da Fundação Gabo, responsável pelo Prêmio Gabo, decide homenagear três trajetórias ao mesmo tempo.

Patrícia receberá o reconhecimento por seu trabalho jornalístico contra a desinformação no Brasil. Alvo de diversos ataques de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais, ela denunciou as investidas na Justiça e obteve vitórias judiciais importantes, incluindo a condenação de Bolsonaro por ataques misóginos.

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) lançou em 20/5 seu relatório sobre a violência contra profissionais de imprensa no Brasil em 2024. O documento registrou o total de 144 casos de ataques a jornalistas no ano ado, o que representa a média de uma agressão a cada dois dias e meio. Segundo a Fenaj, apesar do número total de ataques ter diminuído em relação a anos anteriores, o cenário permanece grave e preocupante.

O relatório detalha as investidas por tipo de violação, região e estado, gênero, tipo de mídia e quem são os principais agressores, além de trazer relatos sobre os casos. O documento alerta ainda para a persistência de práticas violentas contra mulheres jornalistas.

A edição traz ainda uma entrevista com Ricardo Cesar, CEO e fundador da Ideal Axicom, sobre a trajetória de sucesso da agência, que está completando 18 anos. Bem na fita, faturou em 2024, segundo estimativas do recém-lançado Anuário da Comunicação Corporativa, pouco mais de R$ 95 milhões, desempenho que a coloca como líder absoluta no ranking das agências que divulgam individualmente suas receitas. E mesmo no ranking geral, que inclui os grupos com faturamentos consolidados, ela fica na quinta posição, apenas duas atrás do Grupo Burson (que também faz parte do WPP e que reúne as marcas Burson, Máquina e JeffreyGroup)

DE OLHO NA BARRA 1k6q1f

                                     

                                                          VOCÊ SABIA?

                                                         MAIO DE 1995

RETROSPECTIVA E FLASHES VARIADOS DE REPORTAGENS DO JORNAL CIDADE DA BARRA, DE UM DOS LUGARES MAIS BELOS E PROMISSORES DO RIO DE JANEIRO

              ESCOLA DO VENTO PARA CAMPEÕES

Debora Lannes

    Uma escola movida pela força do vento e pela obstinação de um homem e sua família. Criada ha cinco anos, a Flotilha de Marapendí, instalada em frente á Academia Fisilabor, na Barra, é uma fábrica de campeões de Windsurf. No comando da tripulação um jovem senhor com apelido de menino. Fernando Ermel, o Boy, é o mestre de colecionadores de títulos, como Ricardo Winicki, o Bimba, Daniel Pilz, Rodolfo e Rodrigo de Moraes e o filho Roberto Ermel, o boyzinho. Hoje, ele e mais três professores - o irmão Fred Ermel, e o amigo Adalto França - ensinam os mistérios do esporte a cerca de 300 pessoas durante o ano.

-  São pessoas de todas as idades. Geralmente o pai vem aprender e traz o filho. Por isso, nossos alunos vão desde crianças ao pessoal da terceira idade - conta.

    No primeiro mês o iniciante aprende a teoria ada num quadro negro à beira da Lagoa de Marapendi. Em seguida, o aluno vai para o simulador e toma contato com os equipamentos. Em outra fese, já faz manobras básicas.

    Depois de muito treino, ele começa competir junto com outros estreiantes. Os melhores são divididos em categoria, conforma a idade e o sexo. Daí para frente participam de competições em outras escolas cariocas, de torneios nacionais e, finalmente de internacionais. Durante essas três últimas etapas, paralelo ao trabalho técnico, Boy investe no marketing do futuro campeão. Na opinião do mestre, tão importante tão importante quanto colecionar títulos é formar ídolos. Isso é importante para o esporte porque atrai novos praticantes e patrocinadores - diz Boy, técnico brasileiro no último Pan-americano, realizado na Argentina.

    E não faltam candidatos a postos de ídolos. A duple Rodolfo e Rodrigo de Moraes, respectivamente 18 e 16 anos, estão no esporte há quatro anos e têm chances de chegar ao estrelato do esporte. Dividindo o tempo entre a lagoa, a escola e o lazer, eles chegam a treinar quatro horas por dia, inclusive final de semana, quando costumam viajar para Búzios e Araruama. Tanto Rodolfo (campeão carioca júnior de course racing de 1994) quanto Rodrigo (terceiro colocado no mesmo torneio na categoria infantil course racing) sonham  com as Olimpíadas em Sidney.

     Outro que tem tudo para se transformar no Xuxa do windsurf é o Ricardo Winick, o popular Bimba. o rapaz deixou de ser uma promessa e já acumula três prêmios importantes.Aos 14 anos, Bimba é o atual campeão carioca geral e vice-campeão brasileiro geral.